"Sou um só, mas ainda assim sou um.

Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.

Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.

O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor." Edgard Moreno


Projeto solidário Mantas da Rosinha


Como ocorreu em 2011, o Tricota Curitiba e as Irmãs de Lã juntam forças com tricoteiras de todo o Brasil para novamente poder aquecer pessoas. Nesse ano, o projeto solitário acontecerá em todo o Brasil no dia 10 de novembro, ou seja, essa será a data do encontro para a montagem de mantas com os quadradinhos arrecadados.
No ano anterior, as mantas foram confeccionadas nos tons rosa e foram doadas para as campanhas Maré de Amor e Sacos de Bebês. A grande mudança desse ano é que as mantas montadas em Curitiba serão doadas em nossa cidade.
Como há instituições que precisam muito desse material e também o frio curitibano já está apertando, o Tricota Curitiba e as Irmãs de Lã decidiram começar a campanha imediatamente para poder fazer o máximo de mantas possível e entregá-las quanto antes.
A instituição escolhida pelos grupos foi o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã também beneficiada com o sucesso da Campanha dos Gorros que além de arrecadar 167 gorros para a Comunidade Terapêutica Educacional Renascer extrapolou a cota (ainda bem!) e também arrecadou 107 gorros para os senhores de idade que vivem no local.
Então começa agora a Campanha das Mantas da Rosinha aqui em Curitiba. Para participar desse movimento, basta tecer um ou mais quadradinho de tricô ou crochê, em cores masculinas (por favor, não façam nada em rosa e cores femininas), de 20 cm x 20 cm. O objetivo é confeccionar mantas de 1m x 1,2m e 1,2 x 1,4, cada manta precisará de 30 e 42 quadradinhos respectivamente. (confira no final deste post todas as instruções para a confecção do quadradinho)
Cada quadradinho é muito bem vindo e fará parte de uma super corrente de solidariedade.
O que é a Campanha Mantas da Rosinha?
O encontro de mantas da Rosinha começou em 2010, quando infelizmente a Rosinha nos deixou. Ela era uma pessoa muito meiga e também um exemplo de solidariedade. Para guardar a data, aliviar a perda de convivência virtual e pessoalmente e lembrar dessa pessoa tão especial foi marcado um encontro em diversas cidades para a produção de mantas para doação. A data se tornou anual no mês de novembro.
Neste ano em São Paulo, o encontro ocorrerá na loja Pintar e Bordar. Aqui em Curitiba, como tradicionalmente ocorre, o encontro será no Shopping Itália, com data ainda a ser definida para a montagem das mantas.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que queira fazer uma boa ação.
Quantos quadradinhos eu preciso fazer?
Quantos quadradinhos conseguir tecer. O interessante dessa campanha é que esse é um trabalho de formiguinha, ou seja, cada um fazendo um pouquinho será possível fazer diversas mantas.
Qual o tamanho dos quadradinhos que tenho de fazer?
Os quadradinhos devem ter 20 cm x 20 cm.
Que fio eu devo usar?
Como as mantas serão para doação, os quadrados devem ser tecidos em fio acrílico, pois são mais resistentes e podem ser lavados em máquina.
Posso fazer meu quadradinho em tricô?
Claro! Para ajudar, você pode seguir a seguinte receita:
Amostra: 18 pontos = 10 cm – A amostra é importante para obtermos um trabalho com 20cm. Se a sua amostra não alcançou este resultado, procure escolher uma agulha de tamanho apropriado (maior ou menor) ou altere a quantidade de pontos (para mais ou menos, sempre em números ímpares) para atingir o tamanho desejado.
Monte 73 pontos
1ª carreira e todas as ímpares: em meia.
2ª carreira: 35 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia,35 pontos em meia.
4ª carreira: 34 pontos em meia, 3pontos juntos em meia, 34 pontos em meia.
6.ª carreira: 33 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 33 pontos em meia.
Note que a receita segue uma sequência em se diminui dois pontos a cada duas carreiras com os três pontos em meia no centro do trabalho. Siga esta lógica até ter apenas três pontos nas agulhas. Arremate, corte o fio – deixe pelo menos 10 cm de fio ao cortá-lo – e está pronto.
Posso fazer meu quadradinho em crochê?
Claro! Também separamos uma receita de quadradinho em crochê. É o ‘Velha América’ ou ‘Quadradinho da Vovó’. Para ficar com 20cm, as Irmãs de Lã fazem 8 carreiras com agulha 4 ou 4,5. Isso vai depender da tensão do seu ponto. Confira o gráfico:
Não moro em São Paulo e nem em Curitiba, mas quero participar. Como faço?
Participe enviando quadradinhos, fios e sobras de novelos  para:
Vera Lucia Kraus
Caixa Postal 2520
CEP 09190 971 – Santo André – SP
Quando será a entrega dos quadradinhos para a confecção das mantas?
A data ainda será definida pelo Tricota Curitiba e Irmãs de Lã. Fique atento aos sites para mais informações.
Quero conhecer o trabalho do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã. Onde é?
O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, fica no bairro Tarumã, próximo a UniBrasil, na rua  Konrad Adenauer, 576 . Fone: (41) 3083-4900
Fique atento ao site do Tricota para saber quando será a data da montagem das mantas.

6 comentários :: Projeto solidário Mantas da Rosinha

  1. Irmãs Queridas do meu coração!!!
    Que lindo ver aquela sementinha de nossa triade já dando tantos frutos.
    Estou morando em Cotia, e se aparecerem "irmãs" com doações por aqui me ofereço p receber e enviar a vcs as doações, me avisem q passo o endereço.
    Beijo enorme e mta saudd.

  2. Elen minha querida,

    Muita saudade de você. Felicidades irmãzinha.

  3. Boa tarde,
    Gostaria de saber qual o prazo para envio, seja de lãs ou de squares.
    Obrigada.
    Priscila

  4. Olá,
    Gostaria de saber se há uma data máxima para envio de squares ou lãs.

    Obrigada.
    Priscila

  5. Olá!!! Adorei a iniciativa, e vou participar! Moro no Rio de Janeiro mas vou começar os quadradinhos hoje mesmo e envio pelo correio, ok?
    Parabéns pelo projeto, espero que isso possa se repetir por anos e anos, e que outras pessoas sigam o exemplo em outras regiões do Brasil!

  6. FIQUEI EMOCIONADA DE SABER A HISTÓRIA DAS MANTAS DA ROSINHA,JÁ TINHA VISTO OU OUVIDO FALAR,MAS SEM DETALHES AGORA COM CERTEZA JÁ VOU COMEÇAR A FAZER

Postar um comentário